Olá,
A primeira vista parece que esse canteiro está uma bagunça não é? Pois é está mesmo, a técnica é plantar misturado para poder diminuir as pragas, pelo que tenho observado funciona. Outra estratégia é manter sempre temperos com cheiros fortes como salsa e cebolinha distribuídos pelos canteiros, espantam algumas pragas.
As mudas são produzidas na estufa e logo que atingem um tamanho adequado (depende da planta) são transplantadas para o canteiro. Como sempre, não há uso de produtos químicos e fertilizantes e a terra é produzida no próprio sítio.
Outro detalhe é o canteiro em forma de mandala o que parece puramente místico, na verdade tem como fundamento principal o aproveitamento de água, pois o molhador circula e assim, os canteiros são bem molhados com pouco desperdício de água. As partes baixas dos canteiros onde não estão plantadas hortaliças e temperos são aproveitados para colocar as plantas (árvores nativas/frutíferas) que estão aguardando a época apropriada para plantio.
Atualmente temos no canteiro: salsa, cebolinha, coentro (dois tipos), mostarda, manjericão, manjerona, azedinho, rúcula, ervilha, cenoura, alface, couve, alho poró entre outras culturas.
Até breve, forte abraço,
Sérgio Pimentel
srpimentelbio@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário